segunda-feira, 19 de novembro de 2012

40 anos da EARTE - Centro Artístico e Cultural de Feira de Santana



BALLET DOM QUIXOTE
A Earte - Centro Artístico e Cultural de Feira de Santana está completando 40 anos, e para comemorar traz para a cidade nos dias 13 e 14 de dezembro, pela primeira vez o ballet de repertório Don Quixote que já encantou milhares de pessoas em todo o mundo.
Don Quixote foi montado pela primeira vez no ano de 1869, pelo Ballet Bolshoi de Moscou na Rússia. Para os papéis principais de Basílio e Kitri a Earte traz o bailarino cubano Luis Rubén Gonzalez e a bailarina Juliana Siqueira. A bailarina Carolina Grisolia que ganhou diversos concursos no Brasil e, irá representar o país em Barcelona e Nova York também estará presente, além do o Corpo de Baile da Earte composto por bailarinos selecionados em Feira de Santana.
________________________________________________________________________________

Grande bailarina, deu VIDA A EARTE e ao Ballet em Feira de Santana. Angela Oliveira, a estrela do Espetáculo VIDA, mais uma produção da Earte em comemoração aos seus 40 anos!


FESTIVAL VIDA


A Vida da Earte começou através da bailarina Ângela Oliveira, grande estrela da dança em Feira de Santana que passou por muitos países em busca de aperfeiçoamento, novidades e conhecimentos referentes ao ballet.
A bailarina implantou a primeira escola de dança na cidade, na época, não existia nenhum movimento cultural deste segmento. Era algo inovador. Ângela, que fazia parte da primeira turma de dança da Universidade Federal da Bahia, promovia aulas na princesa do sertão aos finais de semana para uma pequena turma, e com o tempo, passou a organizar grupos e construiu um espaço para desenvolver as atividades. Nascia a Earte.
Em 1995 Ângela realizou diversas viagens por países como Portugal, Espanha, França, Suíça, Finlândia, Suécia, Japão, Estados Unidos, com o objetivo de pesquisar e se aperfeiçoar profissionalmente. Na sua volta, trouxe a semente da nova Earte, que em 1980 veio a materializar- se através do novo prédio onde funciona a atual sede, e em 1983, Ângela faleceu após um acidente.
A Earte realizou eventos marcantes na cidade, com a presença de grandes nomes da dança no Brasil como Ana Botafogo e Carlinhos de Jesus.
O Festival Vida acontece nos dias 15 e 16 de dezembro e irá apresentar a trajetória da Earte, relembrando grandes momentos com a bailarina Ângela Oliveira, uma inspiração criada pelo coreógrafo Adauto Silva, dirigido por Manuella Oliveira e professores da Earte. O festival contará com a participação de todo elenco de dançarinos da academia, assim como os bailarinos convidados.
Os espetáculos serão apresentados ás 20:30h, no Teatro da Igreja Batista Avenida, próximo à Faculdade FTC e tem a direção artística de Manuella Oliveira e direção geral de Luiz Augusto Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...