Nossa Trupe

TRUPE MANDHALA

Grupo Dança Étnica Contemporânea formado na cidade de Feira de Santana que reúne bailarinas profissionais com o objetivo de fazer estudos e fusões entre estilos variados de dança, como a dança indiana, street dance, dança cigana, contemporâneo, moderno, entre outros, tendo como base  estudos na Dança Tribal, englobando o ATS (American Tribal Style) e Tribal Fusion. 

Desde a sua fundação, a Trupe organizou e/ou participou de eventos importantes para o desenvolvimento da Dança em sua cidade. Em 2011 deram início ao Projeto Impulso, iniciativa que tem por objetivo demonstrar como a dança pode interagir e dialogar com diversas formas de expressão artísticas (ex: poesia, exposições, vídeo arte, entre outros). Através deste projeto realizaram eventos como o Under Tribus (2 edições), Ensaio Aberto e o Bailares (evento apoiado 2 vezes pelo edital Calendário das Artes, e patrocinado em sua 3ª edição pelo Projeto Belgo Bekaert Forma e Transforma que trouxe de forma inteiramente gratuita workshops de estilos variados, show e mostra de dança). 

A Trupe também foi campeã no concurso Entredanças – Encontro Regional de Dança na cidade de Feira de Santana; uma de suas bailarinas venceu no I Festival de Dança de Feira de Santana na categoria Danças Orientais; Atuou como parceira do Feira Coletivo Cultural, sendo Ponto de Linguagem da Dança no Coletivo que é integrado ao nacional Circuito Fora do Eixo.

Atualmente é um dos grupos organizadores da Caravana Tribal Nordeste, evento itinerante de dança que percorre anualmente os estados da Paraíba, Bahia, Ceará, Alagoas e Pernambuco realizado intervenções, workshops e shows.

Em todos os eventos que realizam, buscam incentivar a prática e a promoção da dança em geral, apoiando bailarinos independentes da cidade e região. Também realizam workshops onde divulgam os benefícios físicos, emocionais e sociais que a dança oferece, fomentando o conhecimento e posterior interesse nesta modalidade, oportunizando o surgimento de novos talentos.






FUNDADORAS ______________________________________________________________________

Coreógrafa, Professora e Diretora
Antonia Lyara Brito 

Formada em Dança pelo Curso Técnico Profissionalizante em Dança da Funceb (Salvador). É bailarina e coreógrafa da Trupe Mandhala e também umas de suas fundadoras.

Pratica dança desde os 8 anos de idade e atua profissionalmente desde 2008. Atua como bailarina intérprete da Cia. Denys Silva do BTCA/Extensão. Fez parte da Cia. de Dança Avany Vaz/Allegro, da extinta Trupe Yonah primeiro grupo de dança Tribal da cidade de Feira de Santana-BA,do grupo Cuca Tribal Bahia. 

Lecionou na Academia Earte, Academia Arte de Dançar, Sport Life e em alguns colégios da rede estadual e municipal pelo Projeto Mais Educação que leva artes integradas para os alunos. 

Tem formação em Ballet Clássico, Dança Moderna, Dança Afro, Street Dance, Dança do Ventre e Dança Tribal. Seu trabalho de pesquisa se baseia nas fusões entre Danças Orientais e outras hibridações, usando como principais inspirações as Danças Populares Regionais, danças de rua, dança contemporânea, ragga, azonto.

Sua formação conta com alguns dos melhores profissionais do ramo nacional e internacional entre eles: Sônia Shadday (MG), Mitsuyana Matsuno (FSA-BA), Norma Zaiin (MT), Antonia Brito (FSA-BA), Avany Vaz (FSA), Bia Vasconcellos (FSA-BA), Carmen Silva (FSA-BA), Marcos Cerqueira (FSA), Edy Firenza (Balé Folclórico - SSA), Bella Saffe (SSA-BA), Joline Andrade (SSA), Jorge Silva (SSA), Anderson Rodrigo (SSA), Augusto Omolu (SSA), Nildinha Fonseca (SSA), Mestre King (SSA), Denys Silva (SSA), Gilmar Sampaio (SSA), Gal Sarkis (SSA), Nanda Najla (MG), Kahina (SP), Fernanda Guerreiro (SSA-BA), André Amorim (SSA-BA), Avany Vaz (FSA-BA), Mira Betz (California), Anasma (EUA), Hilde Cannodott (Inglaterra), etc.


Bailarina, Assessoria de Comunicação
Mariana Braga Figuerêdo (Anairam Strix) 


Publicitária formada pela Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF), atua em Criação e Redação Publicitária, Assessoria de Comunicação e Gerenciamento de Redes Sociais. Pratica Dança do Ventre Tribal desde 2008,  é professora desta modalidade no Roberta de Paula Studio de Dança, Allegro Studio de Dança e Educação Corporal. Já integrou a Trupe Yonah e CUCA Tribal Bahia, e atualmente está na Trupe Mandhala, onde é uma das fundadoras.  Lecionou a disciplina Planejamento, Produção e Divulgação em Dança no Curso Técnico em Dança da Allegro Studio de Dança de Feira de Santana, BA.

Estudou Dança Étnica Contemporânea, Dança do Ventre e Yoga com professores nacionais e internacionais, entre eles: Anasma (EUA), Sundari (Croácia), Hilde Cannodott (Inglaterra), Marisu Parada (Chile), Heather Stants (EUA), Tjarda Van Straten (Holanda), Joline Andrade (SSA), Bela Saffe (SSA), Bia Vasconcelos (FSA-BA), Prof.ª Conceição (Unidade Yoga Feira), além de Street com o prof. André Amorim (SSA), Dança Pós-Moderna com Anderson Rodrigo (SSA), etc. Fez também o Curso de Formação em Tribal Fusion com Joline Andrade, turma 2014,  2015 e 2018.

Descobriu a Dança Circular Sagrada em 2016, em um workshop com Renata Ramos no Espaço Terapêutico Psicologia para Todos em Feira de Santana. A partir daí participou de outros workshops, bailes e oficinas em sua cidade e em Salvador. Atualmente possui formação em Dança Circular Sagrada pelo Curso de Extensão Formação Básica em Dança Circular pelo Centro de Formação Psicologia para Todos em parceria com as Faculdades Integradas Ipitanga - FACIIP, mantidas pela Unibahia.





Bailarina, Professora
Viviane Macedo 


Formada em Letras Vernáculas pela UEFS e praticante da Dança há 7 anos, sendo atualmente professora de Dança do Ventre e Tribal. Atua profissionalmente na dança desde 2010 onde iniciou com a Trupe Yonah e CUCA Tribal Bahia, e integra atualmente a Trupe Mandhala, onde é uma das fundadoras, além de ser representante na cadeira de Dança no Conselho Municipal de Cultura de Feira de Santana. Tem formação em Dança do Ventre, Tribal e Dança Moderna por alguns dos melhores profissionais do ramo nacional e internacional, entre eles: Bela Saffe (SSA-BA), Joline Andrade (SSA-BA), Bia Vasconcellos (FSA-BA), Kilma Farias (PB), Edy Firenza (Balé Folclórico SSA-BA), Nanda Najla (MG), Mitsuyana Matsuno (FSA-BA), Rachel Brice (EUA), Mira Betz (Califórnia-US), Hilde Cannoddot (Inglaterra), Sarah Chebaro (Bélgica), Anasma (EUA), Sundari (Croácia), Heather Stants (EUA), Tjarda Van Straten (Holanda), Sharon Kihara (EUA), Rebeca Piñeiro (SP), André Amorim (SSA), etc. Fez também o Curso de Formação em Tribal Fusion com Joline Andrade, turma 2014, 2015 e 2018



Bailarina, Cenógrafa
Andrea Farias (Dunya) 


Professora de Espanhol formada pela UNB e praticante da Dança há 10 anos. Atua profissionalmente na dança desde 2010, quando iniciou com a com a Trupe Yonah e CUCA Tribal Bahia, e atualmente integra a Trupe Mandhala, onde é uma das fundadoras. É Professora de Dança do Ventre no Centro de Cultura Olívia Barradas em Valença, além de ser a Secretária Geral e Diretora de Eventos da Associação Rural do Povoado da Boa Vista em Valença. Tem formação em Dança do Ventre, Tribal, Dança de Salão e Flamenco com profissionais reconhecidos, entre eles: Sônia Shadday (MG), Mitsuyana Matsuno (FSA-BA), Bia Vasconcellos (FSA-BA), Bela Saffe (SSA-BA), Adriana (FSA-BA), Joline Andrade (SSA-BA), Kahina (SP), Fernanda Guerreiro (SSA-BA), Saulo Rangel (FSA-BA), Rachel Brice (EUA), etc.




---------------------------------



IN MEMORIAM
_________________________________________________________

Sarajane Lírio

Saudade hoje tem cheiro de flor.
<3 <3 <3 <3
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...