domingo, 29 de abril de 2012

29 de abriu - Dia Internacional da Dança



O Dia Internacional da Dança celebra-se todos os anos a 29 de Abril. A data foi criada pelo Comitê Internacional de Dança da UNESCO em 1982 em comemoração ao nascimento de Jean-Georges Noverre, o criador do Balé Moderno.


Por coincidência, entre os brasileiros a data também pode estar associada ao aniversário de uma personalidade de indiscutível importância: Marika Gidali, a bailarina que, com Décio Otero, fundou o Ballet Stagium em 1971 em São Paulo, para inaugurar no Brasil uma nova maneira de se fazer e apreciar dança.
A celebração tem como objectivo reunir todos os tipos de dança para celebrar esta arte e mostrar a sua universalidade, independentemente das barreiras políticas, culturais e éticas, reunindo todas as pessoas através da paz e da amizade  tendo como linguagem central o conceito da Dança.



Enquanto a dança tem sido uma parte integral da cultura humana através de sua história, não é prioridade oficial no mundo. Em particular, o professor Alkis Raftis, então presidente do Conselho Internacional de Dança, disse em seu discurso em 2003 que "em mais da metade dos 200 países no mundo, a dança não aparece em textos legais (para melhor ou para pior). Não há fundos no orçamento do Estado alocados para o apoio a este tipo de arte. Não há educação da dança, seja privada ou pública".


O Dia Internacional da Dança é importante como mais um espaço de mobilização em torno deste assunto. Alguns dos objetivos desta comemoração é aumentar a atenção pela importância da dança entre o público geral, assim como incentivar governos de todo o mundo para fornecerem melhores políticas públicas voltadas à dança.



O DIA DA DANÇA 2012 PELO MUNDO


Em Bassano del Grapa, Itália, a comemoração será num museu com dança contemporânea durante todo o dia.

Em Bangalore, India, um dia de filmes de dança, performances, estreias.

Em Bakewell, Inglaterra, que comemora há dez anos o dia da dança, terá apresentações de vários estilos de dança e oficinas para iniciantes e iniciados.

EM Chigado o Dia Mundial da Dança será comemorado com performances de grupos de dança étnica representando danças tradicionais de diversos países no histórico teatro do Athenaeum.





Durante uma semana inteira um tema será celebrado a cada dia em Toronto no Canadá abarcando a rica e variada cena da dança canadense.

Palestra marca abertura oficial do Dia Internacional da Dança em Luanda, Angola, e será seguida de um festival de dança com participação de grupos locais.

Em Camaçari, Bahia, serão realizadas oficinas gratuitas e apresentações de grupos de dança no projeto Abriu Dança na Bahia que vem realizando esta atividade em diversas cidades da Bahia durante este mês.

Em Porto Alegre alunos e professores da escola Pró-Dança apresentam estilos de dança diversos no jardim do Teatro Carlos Gomes com a intenção de chamar a atenção dos governos, principalmente, para que incluam a dança nos sistemas e programas de educação, do ensino fundamental ao superior.

A cidade de Caxias do Sul comemora a data com um evento que reúne performances, workshops gratuitos e estreia do novo trabalho da Cia Municipal.




E em todas as cidades e países está rolando muito mais. Pesquise, veja o que está mais próximo de você e comemore também.






Fontes de pesquisa: 
Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...