segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Vivência de Canto Clássico Indiano com o músico Ricardo Passos





Buscando uma raíz profunda, o músico português Ricardo Passos apresenta-nos uma viagem musical fruto de suas pesquisas por diferentes países do mundo, na busca de um fio que se conecta com tempos ancestrais. Aprendeu com mestres de diferentes culturas de uma forma oral e direta o tesouro de tradições musicais que foram sendo transmitidas ao longo dos tempos. Integrando todas estas sonoridades, Ricardo convida-nos a participar de uma viagem sonora com a sua voz acompanhada por alguns instrumentos de corda,sopro e percussão.

__________________________________________________________________________________________________________________________________

NADA YOGA

Introdução ao Canto Dhrupad


«Nada» em sânscrito significa som, ou seja, Nada Yoga é a prática de Yoga guiada pelo som. A música clássica indiana é uma das formas mais eficientes para o aspirante iniciar-se no Nada Yoga, mais especificamente o canto Dhrupad. Ela é constituída de uma grande variedade de ragas ou modos melódicos específicos que produzem efeitos poderosos tanto no indivíduo como no meio etéreo que o rodeia.
Quando cantamos o corpo é o nosso instrumento. Afinamos este instrumento através de posturas corporais, da respiração e de técnicas vocais específicas. Estas técnicas nos ajudam a regular nossos ritmos internos e a vibrar nossos centros ressoadores naturais. Cantamos ragas para nos afinarmos com o tempo e o espaço. As ragas correspondem às diferentes horas do dia e da noite, às estações e às diferentes rasas (estados de ânimo). Cada nota musical se relaciona com uma certa emoção.
Dhrupad é a forma sobrevivente mais antiga da música clássica indiana, tendo sido originada no canto dos hinos védicos e mantras. Além de ser uma arte clássica altamente desenvolvida com uma complexa e elaborada gramática e estética, é também principalmente uma forma de veneração, na qual oferendas são feitas ao divino através do som ou «nada». O Dhrupad pode ser visto como uma meditação, uma forma de yoga baseada no conhecimento dos nadis e chakras e também como uma arte performativa retratando um vasto universo de emoções humanas. Este canto era originalmente cantado nos templos e mais tarde (ao redor do séc.XV) prosperou sob o patronato dos reis das cortes mogóis. Fundamental ao canto
Dhrupad é a prática do Nada Yoga, no qual, através de várias práticas, o cantor desenvolve a ressonância interna do corpo conseguindo fazer o som ressoar e fluir livremente do umbigo até à cabeça. Isto permite ao cantor produzir uma vasta paleta de subtis cores tonais e sombras de microtons. As notas não são tratadas como pontos fixos mas sim como entidades fluidas com infinitas nuances microtonais. É uma música profundamente espiritual e meditativa. Uma vasta gama de emoções é transmitida através do Dhrupad : serenidade, compaixão, sensualidade, alegria, heroísmo, fúria,etc.
A intenção do Nada Yoga é desenvolver os conhecimentos terapêuticos e meditativos dos sons e aprender a utilizá-los e controlá-los como instrumento gerador de saúde e bem-estar.

Saiba mais sobre o músico aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...