segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Conheça o músico Ricardo Passos





RICARDO PASSOS

Nascido no Porto(Portugal), vem viajando há mais de dez anos guiado pelo interesse na música e cultura de diferentes lugares da Ásia, África, América e Europa. Estudou guitarra clássica, piano, tap dance e jazz no Porto. No ano 2000 começou a sua viagem em Granada com a guitarra flamenca. Em busca das raízes de África foi a Essaouira em Marrocos para aprender a tocar o guembri com Jamal Babamar. O seu interesse na darbouka, no rik e no bendir conduziu-o até ao Cairo no Egipto. Aí aprendeu com o mestre Hassan Youssef. 

Atraído pelos laços que unem o Oriente com o Ocidente voou até Istambul, ponte entre as duas culturas. Cem Yildiz ensinou-lhe música tradicional turca com o Saz. Seguindo o seu caminho foi ao Irã para aprender a tocar o Tonbak e o Def. Por fim o seu percurso levou-o a Varanasi e aí conectou com a forma mais antiga da música clássica do Norte da Índia : o canto Dhrupad. Recebeu aulas do Dr. Rajesh Sendh. O Pandit SriKant Mishra foi o seu mestre do tambor que acompanha este canto: o Pakawaj. Viajou até Bhopal para aprender com os expoentes desta tradição : os Gundecha Brothers. Em Ajmer recebeu aulas de canto Qawali com o Professor Ibrahim Khan. Na cidade sagrada de Pushkar esteve com o mestre de Natuji que lhe ensinou a tocar o Nagara. No Sul da Índia aprendeu Solkattu con V. Suresh e canto carnático com Anuradha Krishnamurthi. Desenvolveu o canto difónico de forma autodidacta. 

Recentemente esteve em Pequim para aprender a tocar o Kuzheng com a professora Wang Yao. Actuou em Portugal, Espanha, França, Marrocos, México, Turquia, Irao, Índia, China e Brasil. Explora com profundidade a improvisação e a espontaneidade misturando elementos da cultura oriental como as ragas da India com a polifonia da cultura ocidental.


E ele estará pela primeira vez em Feira de Santana neste mês de dezembro ministrando a Oficina de Ritmo para Bailarinas (3h) + Vivência de Canto Clássico Indiano + Show em um evento realizado pela Trupe Mandhala.

Entre os dias 17 e 20 de dezembro em local a confirmar.
Oficina confirmada mediante a formação de turma com, no mínimo, 4 pessoas.

Mais informações em breve.

Inscreva-se: trupemandhala@yahoo.com.br


Mais sobre o músico:

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...