segunda-feira, 17 de março de 2014

Aulão Gratuito de Danças Populares Regionais com Lyara Brito da Trupe Mandhala




Olha mais uma novidade Mandhala aí gente!

Aulão GRATUITO de Danças Populares Regionais com Lyara Brito.

SOBRE A AULA

Daremos foco ao trabalho coreográfico com algumas manifestações de danças populares Brasileiras. 


Serão elas:

*Maracatu – Um ritmo musical com dança típica da região pernambucana. Reúne uma interessante mistura de elementos culturais afro-brasileiros, indígenas e europeus, possui uma forte característica religiosa. Os bailarinos representam personagens históricos (duques, duquesas, embaixadores, reis e rainha) em um cortejo que é acompanhado por uma banda com instrumentos de percussão.

*Baião – Típica da região do Nordeste, a dança ocorre em pares com movimentos parecidos com o forró.

*Catira – Conhecida também como cateretê é uma dança caracterizada pelos passos, batidas de pés e palmas dos dançarinos. Típica da região interior dos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.

*Ciranda – é um tipo de dança e música de Pernambuco, originada no nordeste mais precisamente em Itamaracá pelas mulheres de pescadores que cantavam e dançavam esperando a volta deles do mar.

*Frevo – Espécie de marchinha muito acelerada, não possui letra e os bailarinos usam geralmente um pequeno guarda-chuva colorido como elemento coreográfico.

SOBRE LYARA BRITO
Antonia Lyara é estudante de Dança no Curso Técnico Profissionalizante em Dança da Funceb (Salvador). É bailarina e coreógrafa da Trupe Mandhala e também umas de suas fundadoras e bailarina intérprete da Cia. Denys Silva do BTCA/Extensão. Fez parte da Cia. de Dança Avany Vaz/Allegro, da extinta Trupe Yonah primeiro grupo de dança Tribal da cidade de Feira de Santana-BA e do grupo Cuca Tribal Bahia.
Lecionou na Academia Earte, Academia Arte de Dançar, Sport Life e em alguns colégios da rede estadual e municipal pelo Projeto Mais Educação que leva artes integradas para os alunos. 
Tem formação em Ballet Clássico, Dança Moderna, Dança Afro, Street Dance, Dança do Ventre e Dança Tribal. Seu trabalho de pesquisa se baseia nas fusões entre Danças Orientais e outras hibridações, usando como principais inspirações as Danças Populares Regionais, danças de rua, dança contemporânea, ragga, azonto.

INSCRIÇÃO
Para participar, basta enviar seu nome e informar a data que quer participar do Aulão para o e-mail trupemandhala@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...