Olha mais uma novidade Mandhala aí gente!
Aulão GRATUITO de Danças Populares Regionais com Lyara Brito.
SOBRE A AULA
Daremos foco ao trabalho coreográfico com algumas manifestações de danças populares Brasileiras.
Serão elas:
*Maracatu – Um ritmo musical com dança típica da região pernambucana. Reúne uma interessante mistura de elementos culturais afro-brasileiros, indígenas e europeus, possui uma forte característica religiosa. Os bailarinos representam personagens históricos (duques, duquesas, embaixadores, reis e rainha) em um cortejo que é acompanhado por uma banda com instrumentos de percussão.
*Baião – Típica da região do Nordeste, a dança ocorre em pares com movimentos parecidos com o forró.
*Catira – Conhecida também como cateretê é uma dança caracterizada pelos passos, batidas de pés e palmas dos dançarinos. Típica da região interior dos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
*Ciranda – é um tipo de dança e música de Pernambuco, originada no nordeste mais precisamente em Itamaracá pelas mulheres de pescadores que cantavam e dançavam esperando a volta deles do mar.
*Frevo – Espécie de marchinha muito acelerada, não possui letra e os bailarinos usam geralmente um pequeno guarda-chuva colorido como elemento coreográfico.
SOBRE LYARA BRITO
Antonia Lyara é estudante de Dança no Curso Técnico Profissionalizante em Dança da Funceb (Salvador). É bailarina e coreógrafa da Trupe Mandhala e também umas de suas fundadoras e bailarina intérprete da Cia. Denys Silva do BTCA/Extensão. Fez parte da Cia. de Dança Avany Vaz/Allegro, da extinta Trupe Yonah primeiro grupo de dança Tribal da cidade de Feira de Santana-BA e do grupo Cuca Tribal Bahia.
Lecionou na Academia Earte, Academia Arte de Dançar, Sport Life e em alguns colégios da rede estadual e municipal pelo Projeto Mais Educação que leva artes integradas para os alunos.
Tem formação em Ballet Clássico, Dança Moderna, Dança Afro, Street Dance, Dança do Ventre e Dança Tribal. Seu trabalho de pesquisa se baseia nas fusões entre Danças Orientais e outras hibridações, usando como principais inspirações as Danças Populares Regionais, danças de rua, dança contemporânea, ragga, azonto.
INSCRIÇÃO
Para participar, basta enviar seu nome e informar a data que quer participar do Aulão para o e-mail trupemandhala@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário