segunda-feira, 17 de março de 2014

Work Caixinha Bailarina está de volta!




E o workshop da Caixinha Bailarina voltou gente!

Serão 3h de aula onde trabalharemos algumas temáticas aprendidas no Shaman's Fest com as professoras Tjarda Van Straten (Holanda), Heather Stants (EUA) e Marisu Parada (Chile).

Abrimos a nossa Caixinha Bailarina para compartilhar com vocês emoções e conhecimentos novos. Abordando algumas temáticas essenciais que foram trabalhadas por Heather, Tjarda e Marisu, iremos trabalhar exercícios e combinações que ajudarão você a expandir sua base de movimentos, criando movimentos maiores e mais expressivos. Aliando isso a novas formas de compartilhar suas emoções com o público, integrando diferentes aspectos da sua identidade na dança e mostrando maneiras divertidas de criar seus próprios combos.

Inscrição R$ 60,00 
Solicite edital e ficha de inscrição através do e-mail trupemandhala@yahoo.com.br

Oportunidade única! Não perca esta chance!

Aulão Gratuito de Danças Populares Regionais com Lyara Brito da Trupe Mandhala




Olha mais uma novidade Mandhala aí gente!

Aulão GRATUITO de Danças Populares Regionais com Lyara Brito.

SOBRE A AULA

Daremos foco ao trabalho coreográfico com algumas manifestações de danças populares Brasileiras. 


Serão elas:

*Maracatu – Um ritmo musical com dança típica da região pernambucana. Reúne uma interessante mistura de elementos culturais afro-brasileiros, indígenas e europeus, possui uma forte característica religiosa. Os bailarinos representam personagens históricos (duques, duquesas, embaixadores, reis e rainha) em um cortejo que é acompanhado por uma banda com instrumentos de percussão.

*Baião – Típica da região do Nordeste, a dança ocorre em pares com movimentos parecidos com o forró.

*Catira – Conhecida também como cateretê é uma dança caracterizada pelos passos, batidas de pés e palmas dos dançarinos. Típica da região interior dos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.

*Ciranda – é um tipo de dança e música de Pernambuco, originada no nordeste mais precisamente em Itamaracá pelas mulheres de pescadores que cantavam e dançavam esperando a volta deles do mar.

*Frevo – Espécie de marchinha muito acelerada, não possui letra e os bailarinos usam geralmente um pequeno guarda-chuva colorido como elemento coreográfico.

SOBRE LYARA BRITO
Antonia Lyara é estudante de Dança no Curso Técnico Profissionalizante em Dança da Funceb (Salvador). É bailarina e coreógrafa da Trupe Mandhala e também umas de suas fundadoras e bailarina intérprete da Cia. Denys Silva do BTCA/Extensão. Fez parte da Cia. de Dança Avany Vaz/Allegro, da extinta Trupe Yonah primeiro grupo de dança Tribal da cidade de Feira de Santana-BA e do grupo Cuca Tribal Bahia.
Lecionou na Academia Earte, Academia Arte de Dançar, Sport Life e em alguns colégios da rede estadual e municipal pelo Projeto Mais Educação que leva artes integradas para os alunos. 
Tem formação em Ballet Clássico, Dança Moderna, Dança Afro, Street Dance, Dança do Ventre e Dança Tribal. Seu trabalho de pesquisa se baseia nas fusões entre Danças Orientais e outras hibridações, usando como principais inspirações as Danças Populares Regionais, danças de rua, dança contemporânea, ragga, azonto.

INSCRIÇÃO
Para participar, basta enviar seu nome e informar a data que quer participar do Aulão para o e-mail trupemandhala@yahoo.com.br

sexta-feira, 14 de março de 2014

Lunatique – Primeiro clipe oficial da Trupe Mandhala é lançado


LUNATIQUE
"Num bosque, ninfas e divindades da terra
Entre verdes, verdades, criações e cinzas
Serpenteiam e bailam insanidades
Vibram o chão e seus quadris
A sussurrar a realidade nuas
Alucinações corpóreas em delírios e fêmeas
O território lunar
Despetalado, dilacerado...dança ."


                                               
Release da coreografia: Uma viagem à mente humana e os caminhos entre a sanidade e a loucura. A dissociação, uma desconexão que se desloca para o interior da própria mente, fazendo com que nos sintamos estranhos em nosso próprio corpo. Os lados que não aceitamos habitam a nossa sombra, surge a repressão, e então o descontrole, onde tudo surge. Um jogo de encontrar e se perder. Isto é Lunatique.

Ficha Técnica:
Trupe Mandhala - Grupo de Dança Étnica Contemporânea - Feira de Santana/BA
Clipe: Lunatique
Bailarinas: Mary Figuerêdo e Viviane Macedo
Coreografia de Mary Figuerêdo, Viviane Macedo e Lyara Brito
Música: Circle of Madness - Mitsuo Unno (Tribal Snake)
Câmeras: Alan Magalhães e Diego Santana
Montagem: Alan Magalhães (Kanguru Filmes)
Poema: Larissa Rodrigues - Diabo A4Editora
Apoio: Ricardo Martinho, Diabo A4 Editora

segunda-feira, 10 de março de 2014

Prévia do Lançamento do videoclipe da Trupe Mandhala


Oi pessoal, tudo bem com todos?

Nós da Trupe, vamos lançar nosso primeiro videoclipe oficial, que será do duo Lunatique das Mandhalinhas Mary e Vivi.
O vídeo será lançado esta semana com exclusividade no Blog Aerith Tribal Fusion.

Mas, enquanto o clipe não chega, confiram o vídeo teaser.
Esperamos que gostem!



Lilililililiililil



Dança em Conexão Bahia - Europa 2014 (Workshop)



O evento Dança em Conexão Bahia Europa aconteceu em Salvador, no dia 25 de Janeiro e contou com workshops das bailarinas Sarah Chebaro (Bélgica) e Hilde Cannoodt (Inglaterra). O evento foi produzido e realizado pela Bailarina e professora de Dança do Ventre e Tribal, Bela Saffe, sendo que os workshops aconteceram na Escola de Dança Etudes.

Sarah Chebaro (Bélgica)


A primeira aula do dia foi com a professora Sarah Chebaro, que trouxe como tema “Fusão Cigana”. Cheguei alguns minutos atrasada no work e confesso que no início achei que a aula teria um ritmo mais lento e com poucas novidades para mim. Ledo engano. Sarah trabalhou em sua aula tanto a força quanto a postura da dança Flamenca. A dança Flamenca é uma das danças que mais influenciaram na formação da Dança Tribal (vide as posições de braço que usamos no ATS e os floreios que deixam os movimentos ainda mais bonitos), porém atualmente, tendo em vista a existência de inúmeras fusões e hibridações, nem toda bailarina traz essa referência como uma presença forte na sua fusão. Creio que esse tenha sido um dos motivos para que eu tenha gostado tanto deste work, pois a Sarah trouxe alguns passos que para mim foram novos. Muitos dos passos trabalhados foram adaptados (fusionados) a partir de movimentações da dança Flamenca e da dança cigana, e o resultado final foi extremamente interessante. Foi realmente inspirador ver a energia com a qual ela dança. Essa com certeza é uma característica que gostaria de agregar à minha dança.

Hilde Cannoodt (UK)

Após o work da Sarah, foi a vez da professora Hilde Cannoodt assumir o posto.  O tema do work da Hilde foi “Ondulações, Shimmies e camadas”. Essa não foi a primeira vez que fiz aulas com a Hilde. Em 2013 tive a oportunidade de ter aulas com ela em um evento produzido por Joline Andrade, o Dramofone. Particularmente me agrada muito a maneira da Hilde dar aulas: gosto muito da preocupação que ela tem em limpar os movimentos e trabalhar algumas técnicas, que no meu ver são de suma importância para o desenvolvimento da bailarina. Nesse work não foi diferente, trabalhamos técnicas de shimmies que muito são usadas pelas bailarinas de tribal e que permitem contrapor de maneira fluida movimentações que mesclam shimmies e ondulações.

Infelizmente as aulas tiveram a duração de duas horas e me deixaram com a sensação de “quero mais”. Já participei de muitos workshops e creio que nesse formato, funcionam mais as aulas com duração de no mínimo três horas, entretanto, independente da duração das aulas, o mais importante ao participar de aulas no formato de workshops é anotar tudo que é trabalhado na sala, e se possível gravar sequências e passos, a fim de que o estudo possa ser continuado dentro de sua rotina de aulas e ensaios.

Resenha por Viviane Macedo*

*Viviane Macedo é bailarina e professora de Dança do Ventre e Tribal. É uma das integrantes da Trupe Mandhala, grupo de Dança Étnica 

Esta resenha foi escrita para o blog Aerith Tribal Fusion, para a seção Resenhando - Região Nordeste
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...