Artistas independentes e instituições artísticas elegeram os novos membros do Conselho Municipal de Cultura de Feira de Santana, durante o II Fórum Municipal de Cultura, que ocorreu no dia 12/07. O evento, realizado no Centro de Cultura Maestro Miro (CCMM), foi marcado por uma mesa redonda abordando sobre “Os sistemas de cultura municipal, estadual e nacional, os conselhos de cultura e a importância do conselheiro de cultura”.
A participação dos segmentos culturais na formação do Conselho visa proporcionar o fortalecimento da classe artística local na definição das políticas culturais desenvolvidas pelo Governo Municipal. A partir daí, a captação de recursos nas esferas estadual e federal para execução de projetos culturais.
Na abertura do evento, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Jailton Batista, destacou a importância da renovação do Conselho de Cultura para a sistematização de uma política cultural para o município. E observou que a etapa teve início com a adesão do município ao Sistema Nacional de Cultura e ao cadastramento ao Fundo Nacional de Cultura, além da lei municipal que cria o Sistema Municipal de Cultura, sancionada no mês passado.
Na próxima semana, a Secel também promove a 3ª Conferência Municipal de Cultura, fechando o círculo de exigências legais para o Município estar habilitado a captar recursos nas esferas estadual e nacional. O Governo Municipal também está formalizando a adesão ao Sistema Estadual de Cultura.
Foram eleitos para compor o conselho artistas representantes dos segmentos áudio-visual, artes plásticas, literatura, música, cultura popular, teatro e também identidade e diversidade cultural, além de representante da área de dança, nova cadeira a ser criada, que será oficializada, assim como a de Cultura de Matriz Africana e de Memória e Preservação. Além destes, ainda fazem parte como membros efetivos representantes das secretarias de Cultura, Esporte e Lazer e de Educação, a Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa, o diretor do Departamento de Atividades Culturais, a Academia Feirense de Letras e a Procuradoria Geral do Município.
O tema abordado durante o Fórum foi debatido pela representante macro-territorial de Cultura da Secretaria Estadual de Cultura, Aloma Galeano, o representante territorial de Cultura do Portal do Sertão da Secretara Estadual de Cultura, Igor Almeida, e Joilson Santos, do Setorial de Música da Secretaria Estadual de Cultura e do Feira Coletivo Cultural. Fizeram um esboço sobre a desenvolvimento da cultura no país e as políticas públicas a nível federal.
(Texto Ronaldo Belo com adaptações de Mariana Figuerêdo)
A nova cadeira de Dança terá como titular Viviane Macedo, integrante da Trupe Mandhala e do Feira Coletivo. A suplência ficou com Adauto Silva.
Gabriel Ferreira é o novo conselheiro do segmento de Artes Plásticas. Pedro Henrique Caldas foi eleito suplente.
Mãe Hilda foi eleita conselheira para o segmento de Cultura de Matriz Africana e André Gomes suplente
Jailton Silva do Nascimento, da Cia Cuca de Teatro, é o novo conselheiro da cadeira destinada ao Teatro. Sonicleibe Guedes foi escolhido como suplente.
Luís Eduardo Vila Nova é o novo conselheiro pela área de Artes Populares e o capoeirista Mestre Paraná (de chapéu) ficou na suplência.
O conselheiro do segmento de Identidade e Diversidade Cultural é Guda Baiano, da Quixabeira da Matinha. Washington Paim é o suplente.
Will Fialho foi eleito conselheiro para o segmento de Literatura e Larissa Rodrigues ficou na suplência. Ambos integram o Feira Coletivo Cultural.
O novo conselheiro para o segmento de Música é Joilson Santos, do Feira Coletivo e integrante da banda Clube de Patifes. Tonho Dionorina é o suplente.
Elsimar Pondé foi eleito Conselheiro para o segmento de Áudio Visual. Manuela Muniz, do Feira Coletivo, é a suplente.
Fonte: http://www.feiradesantana.ba.gov.br