quinta-feira, 21 de junho de 2012

Sábias palavras



"Não basta apenas aprender a dançar para apresentar-se profissionalmente. É necessário "construir-se" através de boas leituras e equilíbrio psíquico. Destituir-se de inveja, ciúme e arrogância.
O resultado positivo somente acontecerá a partir do momento em que a quantidade de boas bailarinas superarem a proporção daquelas que buscam uma exploração predatória neste mercado. Este é o vislumbre de um estágio que vai exigir superação de todas consigo próprias.
É um caminho (talvez uma utopia, quem sabe!), para aquelas que desejam trilhar de forma salutar, uma das mais belas formas de se mostrar mulher.
Se cada uma fizer um pouco pelo seu círculo, já teremos uma nova via criando sinergia. Trata-se de uma solução de dentro para fora. Não a espera de um milagre que possa surgir do lado externo. Sejamos realistas: o socorro não chegará! Aqui, a realidade depende da cada um de nós.
A dança do ventre não tem "dono" ao contrário do que muitas possam pensar. Quem é quem para dizer o que é certo ou o que é errado nesta área? Nomenclaturas e métodos de ensino são criados todos os dias por bailarinas no mundo inteiro. Isso não quer dizer que alguém tem mais direito à ela.
Diretrizes são necessárias e sempre bem-vindas.
A boa notícia é que o céu tem inúmeras estrelas. A Terra também; e todas podem brilhar e desenvolver-se com suas próprias características, sem a necessidade de cópias ou exageros. Existe espaço para cada uma ter sua própria identidade.
O bom senso e a beleza que encantam os olhos do público, aliados ao talento, a técnica apurada e a sutileza, estes sim, traduzem o objetivo maior de um grande espetáculo".

Isto sim é "arte" ... e para sempre!


Jorge Sabongi - Março/2001

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...