sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Diploma Universitário em Dança Étnico-contemporânea


2ª Promoção no Brasil
DIPLOMA UNIVERSITÁRIO DANÇA ORIENTAL 2013/2014

1ª Turma no Brasil
Em 2013 teremos uma chance única no Brasil: o acordo Ibero-americano entre o Brasil e a Espanha possibilitou a promoção da primeira turma do Diploma Universitário em Dança Étnico-contemporânea, especialização em Dança Oriental (Oriental Fusion) que acontece a três anos na Espanha.

O curso se desenvolverá no mesmo formato do espanhol, tanto em quantidade de horas letivas, como em relação aos temas, corpo docente, provas finais e qualificação obtida.

Patricia Passo, professora há dez anos do Instituto Superior de Dança Alicia Alonso, une os princípios da dança acadêmica ocidental ao estudo antropológico das danças orientais, com o respaldo da Universidade Rey Juan Carlos.

A curso em 2013 para obtenção do Diploma Universitário em Dança Oriental "Oriental Fusion" se compõe dos seguintes módulos:

Teórico: Antropologia da Dança Oriental e Ocidental
Prático: Coreografía e Interpretação da Dança ¨Oriental Fusion¨ 
Didático: Metodologia da Dança ¨Oriental Fusion¨

Curso de Férias com Fernanda Guerreiro



Semana Tribal - Curso de Férias com Cia Lunay


Sete horas e meia de estudo para cada tema.
Inscrições abertas kilmita@gmail.com

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Festival Campo das Tribos V - 2013



Festival Campo das Tribos - SP - ESPECIAL VINTAGE! 
Dias 03, 04 e 05 de maio de 2013 em São Paulo! 

8 horas de aula com Kami Liddle (USA)
4 horas de aula com Lady Fred (USA)
9 horas de aulas com profissionais brasileiras


Mostras de Dança Tribal
Noite das Tribos Show com apresentações de profissionais brasileiras e nossas divas Kami e Fred.
Workshops brasileiros (vagas esgotadas mas com possibilidade de abrirmos mais. Fique atento a nossas divulgações!)

Com convidados de todo Brasil! Nossa tribo mais uma vez reunida para o Festival Campo das Tribos que prega sempre o respeito e amor pela arte e ser humano!
Mostre seu trabalho dançando nas mostras, assista ao show Noite das Tribos e estude com profissionais nacionais e internacionais!

Faça parte do crescimento, amadurecimento e qualidade do tribal no Brasil!
A revista Shimmie Ampliando Conceitos apoia o Tribal e o nosso festival!

Informações: campodastribos@gmail.com
www.campodastribos.com.br/festival

Informações : www.campodastribos.com.br

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Vivência de Canto Clássico Indiano com o músico Ricardo Passos





Buscando uma raíz profunda, o músico português Ricardo Passos apresenta-nos uma viagem musical fruto de suas pesquisas por diferentes países do mundo, na busca de um fio que se conecta com tempos ancestrais. Aprendeu com mestres de diferentes culturas de uma forma oral e direta o tesouro de tradições musicais que foram sendo transmitidas ao longo dos tempos. Integrando todas estas sonoridades, Ricardo convida-nos a participar de uma viagem sonora com a sua voz acompanhada por alguns instrumentos de corda,sopro e percussão.

__________________________________________________________________________________________________________________________________

NADA YOGA

Introdução ao Canto Dhrupad


«Nada» em sânscrito significa som, ou seja, Nada Yoga é a prática de Yoga guiada pelo som. A música clássica indiana é uma das formas mais eficientes para o aspirante iniciar-se no Nada Yoga, mais especificamente o canto Dhrupad. Ela é constituída de uma grande variedade de ragas ou modos melódicos específicos que produzem efeitos poderosos tanto no indivíduo como no meio etéreo que o rodeia.
Quando cantamos o corpo é o nosso instrumento. Afinamos este instrumento através de posturas corporais, da respiração e de técnicas vocais específicas. Estas técnicas nos ajudam a regular nossos ritmos internos e a vibrar nossos centros ressoadores naturais. Cantamos ragas para nos afinarmos com o tempo e o espaço. As ragas correspondem às diferentes horas do dia e da noite, às estações e às diferentes rasas (estados de ânimo). Cada nota musical se relaciona com uma certa emoção.
Dhrupad é a forma sobrevivente mais antiga da música clássica indiana, tendo sido originada no canto dos hinos védicos e mantras. Além de ser uma arte clássica altamente desenvolvida com uma complexa e elaborada gramática e estética, é também principalmente uma forma de veneração, na qual oferendas são feitas ao divino através do som ou «nada». O Dhrupad pode ser visto como uma meditação, uma forma de yoga baseada no conhecimento dos nadis e chakras e também como uma arte performativa retratando um vasto universo de emoções humanas. Este canto era originalmente cantado nos templos e mais tarde (ao redor do séc.XV) prosperou sob o patronato dos reis das cortes mogóis. Fundamental ao canto
Dhrupad é a prática do Nada Yoga, no qual, através de várias práticas, o cantor desenvolve a ressonância interna do corpo conseguindo fazer o som ressoar e fluir livremente do umbigo até à cabeça. Isto permite ao cantor produzir uma vasta paleta de subtis cores tonais e sombras de microtons. As notas não são tratadas como pontos fixos mas sim como entidades fluidas com infinitas nuances microtonais. É uma música profundamente espiritual e meditativa. Uma vasta gama de emoções é transmitida através do Dhrupad : serenidade, compaixão, sensualidade, alegria, heroísmo, fúria,etc.
A intenção do Nada Yoga é desenvolver os conhecimentos terapêuticos e meditativos dos sons e aprender a utilizá-los e controlá-los como instrumento gerador de saúde e bem-estar.

Saiba mais sobre o músico aqui.

Oficina de Ritmo para Bailarinas com o músico Ricardo Passos



  O ritmo é proporção em movimento, é duração, repetição, comportamento cíclico, não é algo que se faça, mas sim algo que nos transporta, é tempo medível e veículo de integração; o ritmo está na base da vida.
 Trabalharemos o ritmo integrando-o no corpo através de práticas simples, algumas de remotas tradições e outras de recente desenvolvimento. Partiremos de células rítmicas básicas; estas são os pilares de todas as músicas. Como se entende um ritmo?
 Ampliaremos a nossa compreensão sobre o ritmo usando diferentes tipos de métrica. Utilizaremos o corpo como veículo de expressão musical.

                        OBJETIVOS
     
          - Coordenação e fluidez rítmica
          - Desenvolvimento da atenção, concentração e coordenação motora
          - Descobrir diferentes possibilidades do corpo como instrumento
          - Aprender ritmos básicos utilizando sílabas onomatopeicas
          - Prover um espaço criativo para o crescimento pessoal e a expressão
          - Facilitar um encontro grupal

                       CONTEÚDO
        
          - Introdução aos principais ritmos tocados no médio oriente
          - Introdução ao conceito cíclico do ritmo na India
          - Teoria e sistema básico de escritura do ritmo
          - Noções básicas de polirritmia
          - Interação e improvisação grupal


Saiba mais sobre o músico aqui.

Inscrição: R$ 65,00 (pagamento através de depósito bancário ou no local com nome na lista)



Informações: 75 8817.5625
trupemandhala@yahoo.com.br


Prelúdio Academia apresenta o espetáculo de dança Cinderela




UMA HISTÓRIA ONDE AS SAPATILHAS FAZEM TODA A DIFERENÇA NO “FORAM FELIZES PARA SEMPRE...”

Com seus passos soberanos e graciosos, os bailarinos da Prelúdio Academia realizam mais um grande espetáculo para encerrar as atividades do ano, trazendo desta vez uma das histórias mais contadas em todo o mundo, Cinderella, em uma especial remontagem do ballet de repertório.
O espetáculo conta a história de uma pobre menina órfã, que morava com a madrasta e suas duas filhas. Um dia ela foi convidada para o Baile Real, mas as duas irmãs, com inveja, rasgaram o vestido dela. Cinderella ensaiou sonhando com o baile até desmaiar. Foi quando apareceu a Fada Madrinha que fez com que aquele sonho se tornasse real. E o conto de fadas começou...
Contando com a participação de mais de 100 pessoas, entre alunos e professores, o espetáculo conta com a Direção Geral de Michelle e Thayse Ribeiro.
Venha prestigiar esta linda apresentação e veja como as sapatilhas podem fazer toda no “foram felizes para sempre”.

Data: 10 e 11 de dezembro, 2012
Local: Auditório da UEFS
Horário: 19h
Entrada Franca – Retire o seu convite na Prelúdio.
Informações: 75 3491-9492

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Dance Baladi apresenta espetáculo A Bela e a Fera




Dia 21 de dezembro acontecerá o Festival Anual Dance Baladi e este ano será especial. Pela primeira vez o Festival terá um tema. E o escolhido para estrear essa ideia foi a história A Bela e a Fera.

Os ingressos estão à venda no Dance Baladi ou com as alunas participantes e são limitados. Por isso quem desejar deve adquirir logo o seu!!!

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Conheça o músico Ricardo Passos





RICARDO PASSOS

Nascido no Porto(Portugal), vem viajando há mais de dez anos guiado pelo interesse na música e cultura de diferentes lugares da Ásia, África, América e Europa. Estudou guitarra clássica, piano, tap dance e jazz no Porto. No ano 2000 começou a sua viagem em Granada com a guitarra flamenca. Em busca das raízes de África foi a Essaouira em Marrocos para aprender a tocar o guembri com Jamal Babamar. O seu interesse na darbouka, no rik e no bendir conduziu-o até ao Cairo no Egipto. Aí aprendeu com o mestre Hassan Youssef. 

Atraído pelos laços que unem o Oriente com o Ocidente voou até Istambul, ponte entre as duas culturas. Cem Yildiz ensinou-lhe música tradicional turca com o Saz. Seguindo o seu caminho foi ao Irã para aprender a tocar o Tonbak e o Def. Por fim o seu percurso levou-o a Varanasi e aí conectou com a forma mais antiga da música clássica do Norte da Índia : o canto Dhrupad. Recebeu aulas do Dr. Rajesh Sendh. O Pandit SriKant Mishra foi o seu mestre do tambor que acompanha este canto: o Pakawaj. Viajou até Bhopal para aprender com os expoentes desta tradição : os Gundecha Brothers. Em Ajmer recebeu aulas de canto Qawali com o Professor Ibrahim Khan. Na cidade sagrada de Pushkar esteve com o mestre de Natuji que lhe ensinou a tocar o Nagara. No Sul da Índia aprendeu Solkattu con V. Suresh e canto carnático com Anuradha Krishnamurthi. Desenvolveu o canto difónico de forma autodidacta. 

Recentemente esteve em Pequim para aprender a tocar o Kuzheng com a professora Wang Yao. Actuou em Portugal, Espanha, França, Marrocos, México, Turquia, Irao, Índia, China e Brasil. Explora com profundidade a improvisação e a espontaneidade misturando elementos da cultura oriental como as ragas da India com a polifonia da cultura ocidental.


E ele estará pela primeira vez em Feira de Santana neste mês de dezembro ministrando a Oficina de Ritmo para Bailarinas (3h) + Vivência de Canto Clássico Indiano + Show em um evento realizado pela Trupe Mandhala.

Entre os dias 17 e 20 de dezembro em local a confirmar.
Oficina confirmada mediante a formação de turma com, no mínimo, 4 pessoas.

Mais informações em breve.

Inscreva-se: trupemandhala@yahoo.com.br


Mais sobre o músico:

Resultado da Intervenção no Dia da Dança - 2012


No dia da Dança, 29 de abri, a Trupe Mandhala, o grupo Kiken-Sei, Hunters Crew e Academia Arte de Dançar se uniram para realizar uma intervenção urbana na Avenida Getúlio Vargas em comemoração à dança, abrindo a nova etapa de atividades do Projeto Impulso neste ano, proposta idealizada pela Trupe Mandhala que mostra como a dança pode interagir e dialogar com diversas formas de expressão artística.

EM 2013 - Curso com Jade El Jabel

Novidade boa chegando!
Em 2013 teremos 2 cursos maravilhosos com a Musa JADE EL JABEL !
R$250,00 pelos 2 cursos, podendo ser divido em até 3x !


FUNCEB/SecultBA lançam editais de apoio às linguagens artísticas para o ano de 2013




Com foco no apoio a propostas artístico-culturais das linguagens artísticas, nos mais diversos formatos e categorias, a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), lança sete editais setoriais com recursos do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA): Artes Visuais,
 Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música e Teatro. Os certames somam um total de R$ 13,9 milhões e objetivam estimular os elos da rede produtiva de cada setor, abrindo possibilidade para a realização de quaisquer tipos de projetos relacionados à criação, pesquisa, formação, produção, difusão, circulação, memória e demais ações nas áreas específicas. As inscrições ficam abertas de 3 de dezembro de 2012 a 17 de janeiro de 2013 e, como novidade desta edição, elas podem ser feitas também através de sistema online, além de pelos Correios.

Mais informações e acesso às minutas dos editais aqui:
http://ow.ly/fMO4c

domingo, 2 de dezembro de 2012

Espetáculo Dramofone em Salvador - Janeiro 2013



"Numa tentativa de acompanhar a liquidez das informações no mundo contemporâneo, a dança tribal, popularmente chamada de dança étnica de “fusão”, surge como proposta de agregar diferentes manifestações de danças étnicas das mais variadas regiões do mundo, e busca mesclar referências e matrizes de danças tradicionais e transpô-las numa estética contemporânea atualizada. 

É uma linguagem que, tendo como referência a dança do ventre, mescla conceitos e movimentos de danças étnicas como o flamenco, a dança indiana, o breakdance, ou seja, danças de diferentes culturas e regiões do mundo bem como o(a) yoga. É relativamente recente no mundo da dança (surgiu em torno da década de 60, na Califórnia, durante os movimentos contraculturais do Woodstock), mas bebe na fonte de diversas culturas antigas e mistura tudo numa alquimia contemporânea. 

O espetáculo DRAMOFONE leva a uma imersão em universos exóticos e híbridos, através da dança e música étnica e contemporânea, permeando por uma estética antique/retrô. O gramofone foi uma invenção de 1887 e inspirou o título do espetáculo que é dirigido por Joline Andrade e o elenco é formado por seu grupo de pesquisa em dança tribal de Salvador-BA, pela convidada especial Hilde Cannoodt (Brighton-UK) e demais convidados.






DRAMOFONE 2013 | Salvador - Bahia

Espetáculo de Dança Tribal e outras hibridações...

Direção: Joline Andrade 

18 de janeiro, 20h - Teatro Molière (Aliança Francesa - Barra)

Participação de: Hilde Cannoodt (UK)
                             Joline Andrade & Cia.
                             Trupe Mandhala
                             Caique Melo
                             Samile Dias e muito mais.

Ingressos: R$30 inteira e R$15 meia.

Informações: (71)8796-3669 | joline_teixeira@hotmail.com



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...